Definir o objetivo de sua
comunicação é o primeiro pilar para a construção da comunicação de qualidade, pois dá a direção para saber o quê e como comunicar e é uma forma de verificarmos os resultados.Sua comunicação alcançou os
objetivos a que se propôs? Só poderemos responder se tivermos definido
claramente nossos objetivos.
O segundo pilar é a consciência.
E o meu trabalho em comunicação e oratória consiste principalmente em elevar o
nível de consciência da comunicação de meus clientes. Essa é minha principal
proposta, porque sem ela, nenhuma mudança e desenvolvimento são possíveis.
Pensa comigo... se imaginarmos
nosso corpo e mente como máquinas poderosas de alta tecnologia em comunicação,
eu te pergunto: “ O que preciso fazer para usufruir de todo o potencial que uma
máquina tem a me oferecer?”
E eu tenho certeza que você irá
me responder: “Você precisará entender sobre a máquina, saber como ela funciona,
ou seja, você precisa conhecer a máquina.”
Mas lembre-se que conhecimento é bem diferente de
informação. Você pode ter todas as informações de como se dirige
um carro, por exemplo, mas não sai dirigindo por aí ( pelo menos não com segurança) só com isso! Você precisará
da prática. E principalmente da prática consciente.
E o que isso significa afinal?
Significa que para desenvolver todo seu potencial em comunicação oral e para
realmente desenvolver a autoconfiança necessária para se colocar diante de
qualquer público, é necessário praticar o falar cotidiano com consciência e
responsabilidade.
Você provavelmente alguma vez já
passou por situações do tipo: será que eu fechei a janela? Será que apaguei o
fogo, a luz ou...será que tirei o ferro de passar roupa da tomada? E então, você
volta e a luz estava apagada, a janela fechada ou o que é o pior, realmente o
ferro tinha ficado na tomada!
Nestes momentos você agiu no
automático e com níveis de consciência mais baixos, não se deu conta do que tinha
feito ou deixado de fazer algo. E isso é o que acontece muito em nossa
comunicação. Falamos todos os dias, porém com pouca consciência do processo. E a
consequência disso é que quando em situações de maior responsabilidade em
comunicação, poderão aparecer a insegurança, o nervosismo e o famoso branco!
Claro que agir sem precisar
sempre pensar exatamente o que fazer é parte do aprendizado. Se você tivesse
que continuar pensando em exatamente tudo que precisa fazer para dirigir um
carro, isso não se tornaria fácil e natural como acontece quando já dirigimos
há algum tempo, não é mesmo?
Mas, por outro lado, você só
poderá desenvolver e aperfeiçoar uma habilidade, se estiver consciente e atento
durante o processo.
Quanto da sua comunicação hoje
acontece no piloto automático?
É possível resgatar passo a passo
os níveis de consciência da própria comunicação, e somente assim poder escolher a comunicação
que melhor representa nossos objetivos.
E o resgate de consciência é
que nos inspira ao terceiro pilar da comunicação: a flexibilidade, a
capacidade de mudar, transformar-se e evoluir constantemente. Esse pilar diz da habilidade de
fazer diferente e de se permitir experimentar outras formas de comunicar até atingir os resultados que deseja.
Portanto tenha em mente esses três pilares e você caminhará rumo à excelência de sua comunicação.
Um abraço, Rachel Coelho de Castro.
Portanto tenha em mente esses três pilares e você caminhará rumo à excelência de sua comunicação.
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