sábado, 18 de março de 2017

OS 3 PILARES DA EXCELÊNCIA EM COMUNICAÇÃO




Definir o objetivo de sua comunicação é o primeiro pilar para a construção da comunicação de qualidade, pois dá a direção para saber o quê e como comunicar e é uma forma de  verificarmos os resultados.Sua comunicação alcançou os objetivos a que se propôs? Só poderemos responder se tivermos definido claramente nossos objetivos.
O segundo pilar é a consciência. E o meu trabalho em comunicação e oratória consiste principalmente em elevar o nível de consciência da comunicação de meus clientes. Essa é minha principal proposta, porque sem ela, nenhuma mudança e desenvolvimento são possíveis.
Pensa comigo... se imaginarmos nosso corpo e mente como máquinas poderosas de alta tecnologia em comunicação, eu te pergunto: “ O que preciso fazer para usufruir de todo o potencial que uma máquina tem a me oferecer?”
E eu tenho certeza que você irá me responder: “Você precisará entender sobre a máquina, saber como ela funciona, ou seja, você precisa conhecer a máquina.”
Mas lembre-se que conhecimento é bem diferente de informação. Você pode ter todas as informações de como se dirige um carro, por exemplo, mas não sai dirigindo por aí ( pelo menos não com segurança) só com isso! Você precisará da prática. E principalmente da prática consciente.
E o que isso significa afinal? Significa que para desenvolver todo seu potencial em comunicação oral e para realmente desenvolver a autoconfiança necessária para se colocar diante de qualquer público, é necessário praticar o falar cotidiano com consciência e responsabilidade.
Você provavelmente alguma vez já passou por situações do tipo: será que eu fechei a janela? Será que apaguei o fogo, a luz ou...será que tirei o ferro de passar roupa da tomada? E então, você volta e a luz estava apagada, a janela fechada ou o que é o pior, realmente o ferro tinha ficado na tomada!
Nestes momentos você agiu no automático e com níveis de consciência mais baixos, não se deu conta do que tinha feito ou deixado de fazer algo. E isso é o que acontece muito em nossa comunicação. Falamos todos os dias, porém com pouca consciência do processo. E a consequência disso é que quando em situações de maior responsabilidade em comunicação, poderão aparecer a insegurança, o nervosismo e o famoso branco!
Claro que agir sem precisar sempre pensar exatamente o que fazer é parte do aprendizado. Se você tivesse que continuar pensando em exatamente tudo que precisa fazer para dirigir um carro, isso não se tornaria fácil e natural como acontece quando já dirigimos há algum tempo, não é mesmo?
Mas, por outro lado, você só poderá desenvolver e aperfeiçoar uma habilidade, se estiver consciente e atento durante o processo.
Quanto da sua comunicação hoje acontece no piloto automático?
É possível resgatar passo a passo os níveis de consciência da própria comunicação, e somente assim poder escolher a comunicação que melhor representa nossos objetivos.
E o resgate de consciência é que nos inspira ao terceiro pilar da comunicação: a flexibilidade, a capacidade de mudar, transformar-se e evoluir constantemente. Esse pilar diz da habilidade de fazer diferente e de se permitir experimentar outras formas de comunicar até atingir os resultados que deseja.
Portanto tenha em mente esses três pilares e você caminhará rumo à excelência de sua comunicação.
Um abraço, Rachel Coelho de Castro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário