quinta-feira, 2 de março de 2017

CONVERSAS DE VALOR


Conversa produtiva é aquela onde aprendemos e ensinamos algo enquanto conversamos. Uma conversa que agrega valor à nossa vida e que pode nos inspirar e encher de energia!
Ela acontece quando nos conectamos com nós mesmos e com o outro, aproveitando a chance de produzir melhores resultados a partir de conversas que acontecem naturalmente em nosso dia a dia.
Podemos aprender a fazer de toda conversa uma conversa produtiva. E longe de ser uma conversa chata ou formal, a conversa produtiva pode ser divertida e muito interessante!
Algumas vezes as conversas serão mais sérias, mas ainda assim, um instrumento poderoso para gerar resultados cada vez melhores em nossos relacionamentos pessoais e profissionais.
Então aqui vou te dar três valiosas dicas para garantir que suas conversas sejam produtivas e te ajudem a viver melhor a partir de uma comunicação mais saudável.
Primeiro: Fale de coisas boas.
Mesmo quando vamos conversar sobre algo triste, um problema ou dificuldade, sempre temos a opção de abordar esse assunto pelo lado positivo; e isso não significa que vamos negligenciar o problema, mas significa que não vamos ficar remoendo as tristezas, dificuldades ou problemas. O foco da conversa será sobre possibilidades de solução ou sobre maneiras de amenizar a situação. Conversas com foco nos problemas são desgastantes e pouco inspiradoras.
Segundo: Quando falar de alguém que não esteja na conversa, fale sempre como se este estivesse presente.
Isso nos ajuda a ponderar nossas observações e não cair na tentação da fofoca, que não é nada produtiva! Podemos discordar e reprovar a conduta de outra pessoa, mas se não estamos conversando diretamente com essa pessoa, então só nos resta falar de fatos e aprender com eles. E fato é bem diferente de opinião! Não nos cabe julgar as pessoas, mas vale julgar atitudes para aprender com elas.
Terceiro: Escute mais.
Faça perguntas e se interesse verdadeiramente pelo outro. Entre em sintonia e não perca o objetivo de se aprimorar a partir dessa conversa e aprender algo novo. Quando o outro se sente acolhido, compreendido e percebe que estamos realmente interessados em ouvir, ele estará naturalmente também mais receptivo a ouvir e compreender o que quisermos dizer. Quando escutamos para compreender, e não apenas para responder e dar nossa opinião, conseguimos nos colocar verdadeiramente no lugar do outro e ampliar nossa perspectiva de um assunto. As pessoas têm sempre algo a nos ensinar!
 Um grande abraço, Rachel Colho de Castro

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